segunda-feira, 10 de maio de 2010

Mass media e Tecnologias de Informação e Comunicação

Os mass media representam uma época em que o fluxo de comunicação é característico, pois o receptor das mensagens limita-se precisamente a esse papel, pertencendo a uma massa irregular, sem capacidade de resposta. O emissor, os mass media, são um todo-poderoso, pois estes visam salutares formas de comunicação, através das quais usamos o tempo de utilização com carácter invariável.
Os mass media, televisão, rádio, internet, jornais, etc. São estruturas altamente organizadas que pretendem satisfazer as preferências dos vários sectores do público. Os estudos sobre mass media percorreram várias áreas nomeadamente o problema da manipulação, a questão da persuasão e o estudo da sua influência, até chegar ao debate das sua funções. Neste último, o interesse recai sobre a dinâmica do sistema social e o papel dos meios de comunicação social na sociedade. Segundo estudos sobre funções psicológicas e sociais, existem cinco necessidades, que os mass media não satisfazem:

Necessidades cognitivas;
Necessidades afectivas e estéticas;
Necessidade de integração a nível de personalidade;
Necessidade de integração a nível social, mais contactos a nível pessoal, de família e amigos;
Necessidade de evasão, aliviar as tensões e atenuar os conflitos.

Com o intuito de satisfazer estas e outras necessidades, decidi então voltar à escola para melhor integração no futuro que é cada vez mais exigente. Assim vou poder poupar tempo e dinheiro, aprendo a trabalhar melhor com as novas tecnologias para mais facilmente estar apta a novos desafios que ao longo do tempo me possam aparecer. Posso agora aceder a instituições como, a Segurança Social, o Portal do Cidadão, Portal das Finanças, organismos onde até agora passava horas na fila para poder ser atendida. E um dia que tenha filhos vou poder ajudá-los e ensiná-los também.

Isabel Ribeiro