segunda-feira, 22 de março de 2010

Arte, uma necessidade na vida humana

O conceito de arte tem muito que se lhe diga. Todos nós precisamos de uma maneira ou de outra, de um pouco de arte na nossa vida. Podemos para isso gastar muito dinheiro ou não. Disso também vai depender muito a nossa situação financeira. No nosso dia-a-dia, nas mais pequenas coisas que fazemos, se repararmos, produzimos arte sem darmos por isso. Todas as mulheres gostam de ter uma casa limpa e arrumada, quartos com camas bem-feitas, tapetes, cortinados, candeeiros, molduras com fotos de toda a família, salas com conforto, jarras e/ou plantas com flores, no fundo uma casa confortável e bem decorada. Tudo isto é arte.

No meu caso particular, gosto de bordar, fazer trabalhos para usar em minha casa e para oferecer a familiares e amigos. Não gosto de ser pressionada para fazer este ou aquele trabalho, nem de repetir, gosto de criar. Pegar num bordado que vi e gostei, adaptar para cortina, toalha ou pano.Também gosto de fazer quadros em ponto de cruz com figuras da Disney para crianças e adoro cozinhar, fazer bons petiscos e bolos, decorados ao meu gosto. Como nos bordados, não gosto de seguir nenhuma regra. Fazer tudo isto para mim é um prazer, principalmente quando ouço os elogios, estes servem de incentivo para continuar.

Nestes tempos de crise, em que muitas famílias mal têm dinheiro para comer, pedirmos ao Estado para financiar a Arte, se calhar é um erro. Mas o que é certo é que a Arte é necessária na vida de um ser humano. Considero até que é um bem de primeira necessidade, não sendo para isso necessário gastar muito dinheiro. Se usarmos a nossa criatividade, o nosso bom gosto e um pouco do tempo que temos disponível, podemos criar Arte.

Fernanda Ferreira