sábado, 13 de março de 2010

mass media


Nas sociedades contemporâneas, os cidadãos recebem informações e formam a sua própria opinião política essencialmente por intermédio dos media e, principalmente, pela televisão. (...) Os principais meios de comunicação são, numa sociedade democrática, representados essencialmente por grupos empresariais, cada vez mais concentrados e globalmente interligados, embora tenham, ao mesmo tempo, grande diversificação e se orientem para mercados segmentados. A principal fonte de rendimento do negócio dos media é a publicidade e, por isso, eles precisam de estar suficientemente próximos da economia, da política e do Governo para terem acesso à informação, usufruir das regulamentações para a imprensa e, como ocorre em vários países, gozar de subsídios consideráveis. Por outro lado, citando Castells, devem também assumir uma posição suficientemente neutra e distante para preservarem a sua credibilidade, actuando como intermediários entre cidadãos e partidos na produção e consumo de conteúdos de informação, nas bases da formação da opinião pública, das eleições e dos processos de decisão política.

(...) Importa realçar que não se pode dissociar os diferentes media: imprensa escrita, rádio e televisão. Como diz Ramonet, hoje em dia eles estão interligados, funcionando em círculo, os media repetindo os media, imitando os media. Relativamente ao poder, há que ter em consideração a crise que este atravessa. Estamos a passar de um poder vertical, hierarquizado e autoritário para um poder horizontal, em rede e consensual. Crise, dissolução, dispersão do poder. Dificilmente sabemos já onde ele se encontra. Muitos são os autores que defendem que os media e o poder estão juntos numa crise de valores e de postura na sociedade, pelo que importa questionar, neste contexto, o que acontece à imprensa e à informação, das quais se disse, durante muito tempo, constituir o quarto poder, por oposição aos três poderes tradicionais – legislativo, executivo, judicial – definidos por Montesquieu?

R. Lopes, O Poder dos Media na Sociedade Contemporânea