quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O Voluntário

O tema do meu cartaz é o “voluntariado”. Escolhi este tema porque faço trabalho de voluntariado e, desta forma, posso dar o meu testemunho de forma mais concreta. A minha experiência levou-me a desafiar as pessoas para exercerem um acto bondoso, para educar as pessoas para a solidariedade, para fortalecer a atitude de quem deseja fazer o bem de uma forma concreta, eficaz e permanente, através do voluntariado.

O voluntariado é uma causa nobre que traz também benefícios para o próprio voluntário, principalmente pelo facto de desenvolver a liderança, o sentido ético e a criatividade; ganhamos ainda determinação, empenho e responsabilidade na nossa acção. Estarmos presentes na vida daquele que mais precisa, no coração e no pensamento de alguém fragilizado, é uma experiência que contribui para a realização social e pessoal do ser humano.

Altruísmo e solidariedade são os valores morais fundamentais da sociedade. Do ponto de vista religioso, acredita-se que praticar o bem salva a nossa alma. Numa perspectiva mais social, pensa-se que estes valores são necessários à coesão social e ao progresso do homem. A caridade e o compromisso são também aspectos muito importantes na adesão ao movimento do Voluntariado. Não se deve esquecer, como já afirmei, o valor que estas atitudes e acções têm para o crescimento interior do próprio indivíduo.
António Bento
ESCV CNO 2009