O telefone e o telemóvel, a televisão e o computador, todos podem contribuir para a união de gerações. Se são os mais experientes que têm vindo a oferecer aos filhos, aos netos, aos sobrinhos, aos afilhados, aos amigos, tudo o que a tecnologia comporta num equipamento, sãos os ofertados que agora podem retribuir… Todos precisamos de estar ligados, por isso é preciso oferecer cursos de informática, ou simplesmente um minuto de generosidade para com a avó, a mãe, a tia ou quem precisar. Assim ligamo-nos uns aos outros e todos aos resto do Mundo.
Quando recomecei a estudar, a maior dificuldade que encontrei foi justamente trabalhar com o computador, tendo que recorrer com frequência à ajuda da minha filha. Pouco percebo das novas tecnologias da informação e comunicação e este projecto foi uma excelente oportunidade para iniciar a minha aprendizagem nesta área da minha formação.
Como eu, há muitas pessoas adultas com muita vontade de aprender e que não querem ser excluídas das novas tecnologias, independentemente da idade que possam ter. Decidi desenvolver um cartaz que sensibilize os jovens e os mais velhos para a importância de se unirem, de se ligarem ao mundo através dos equipamentos. Assim, quando recebem um telemóvel ou um computador que não seja "só mais um presente" e o usem para comunicar com aqueles que estão longe, para que possam, através de uma simples mensagem, sentir-se um pouco mais perto de nós.
Fernanda Ferreira
ESCV CNO 2009