quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Os Sabores do Natal

O Natal continua a ser a festividade mais popular. No Norte, é a grande festa da família. Apesar de o Natal ser hoje celebrado em quase todo o mundo, as suas tradições variam de país para país, de religião para religião, conforme os usos e costumes. Para os Cristãos, o Natal significa o nascimento de Jesus, e esta quadra proporciona a reunião de familiares e amigos à volta da mesa, compartilhando alegremente uma refeição.

A gastronomia, parte importante da cultura de um povo, não podia deixar de ter as suas tradições natalícias e, tanto os ricos como os pobres, os que vivem nas cidades como os que vivem no campo, apreciam uma gastronomia especial nesta altura do ano.

Em Portugal, seguem-se muitas das tradições herdadas dos nossos antepassados, embora com especialidades próprias de cada região do país. A Consoada na região de Entre Douro e Minho é o mais típico repasto do Natal português: bacalhau da Consoada, polvo guisado, bolinhos de bacalhau, que são uma delícia acompanhados de esparregado de nabiça, sem falar na abundância de bolos, doces e fritos. Ainda no norte do país, em Trás-os-Montes, Alto Douro e Beiras, a Consoada assemelha-se bastante à do Minho. Tanto na Costa Verde como na região das Montanhas as tradições religiosas estão ainda muito arreigadas, pelo que a Consoada tem lugar antes da Missa do Galo. Em contrapartida, no Alentejo ceia-se depois da Missa do Galo. Nesta região de Portugal, a criação do porco ainda continua a ser uma tradição e não podia faltar na mesa de Natal o porco frito, embora o bacalhau com couves comece também a tornar-se um costume. No Algarve, escolhe-se o bacalhau cozido com couve e o peru ou galo capão recheado com frutos secos e presunto. Já nos doces, o arroz doce, as rabanadas “antigas”, os sonhos e as filhós preenchem a mesa.

Desde o século XIX que um bolo especial tem vindo a conquistar o coração e a mesa de Natal dos Portugueses: o Bolo-Rei, um ex-líbris da gastronomia natalícia portuguesa.
Rosa Maria
ESCV CNO 2009