terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Vitrina de Natal


Na noite de Natal, eu e os meus primos saímos à rua para procurar os sem-abrigo e distribuir presentes. Os presentes são agasalhos, doces e comida e, sobretudo, muita alegria. Em vez de estar em casa a lutar contra o sono até à meia-noite porque não sair à rua e divertir-se a fazer algumas pessoas felizes?

Esta tradição começou na nossa família quando o meu avô soube que um grande amigo da família tinha acabado de chegar à rua, pois ficou na ruína. O meu avô soube-o na noite de Natal de 1986 e saiu à rua a procurar o seu amigo pelas ruas de Guimarães. Encontrou-o rodeado de outros mendigos em frente a uma loja de telecomunicações a ver televisão através da vitrina para passar o tempo. O meu avô trouxe o amigo para casa e voltou a sair com comida e agasalhos para os que ficaram na rua. Pouco tempo depois o meu avô faleceu e aí decidimos continuar a sua iniciativa.

Divertimos-nos imenso. Só pensar que existem pessoas que têm medo de se chegar perto deles revolta-me pois eles só querem ajuda e alguma compreensão, não fazem mal a ninguém. Eles não deixam que lhe tirem fotos e é compreensível. Então, como tinha de realizar este trabalho, reuni alguns amigos e saímos à rua vestidos de mendigos; sentamo-nos em frente de uma dessas vitrinas e tiramos fotografias. Foi uma tarefa recheada de dificuldades pois apareceram os agentes de segurança pública e tentaram impedir-nos; lá lhes explicamos que se tratava de um trabalho para a escola e conseguimos tirar as fotos para ilustrar o meu cartaz.
Mariana Teixeira
ESCV CNO 2009