quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Arte é Importante

Eu gosto da arte e sou consumidor.

A Arte é importante e tem um trabalho educativo, pois procura, através das tendências pessoais, encaminhar a formação e o gosto, estimula a inteligência e contribui para a formação da personalidade da pessoa.
A importância da Arte para mim é a Beleza, a capacidade de unir várias classes sociais, um meio de comunicação entre as pessoas e os povos. O contacto com a arte e outras culturas dá-me oportunidade de perceber as diferenças, e também de ter outra visão do mundo que me rodeia, e eu sinto-me mais enriquecido.

Eu vejo-me como um artista quando, por exemplo, estou a fazer trabalhos de jardineiro, agricultor, cozinheiro, empregado de mesa, mecânico, electricista, pintor, trabalhador da construção civil… Ou seja, em tudo o que faço procuro a Beleza. Mas também sou consumidor de arte quando compro música, filmes, livros, adornos, quadros em tela pintados e em quase tudo que tenho em casa... Arte é também Educação e está em todo lado. Na música, no teatro e na dança, na literatura… Enfim, a arte inventa um mundo de cores, formas e volumes, texturas. É sempre inspirada nas emoções e opiniões do artista assim como pelos acontecimentos mundiais e nova tecnologia, o futuro da arte depende do futuro da vida na terra… Mas sei que muitas famílias passam por dificuldades, e colocam para segundo plano o consumo da arte, em troca de bens essenciais, e eu compreendo perfeitamente.
António Gomes