Há quem diga que a Arte não é necessária e por isso não concordam com aos apoios governamentais! Não estou de acordo. Sei que a criação de arte nem sempre necessita de gastos muito expressivos, no entanto nem sempre é assim, por exemplo: a realização de um filme ou de uma peça de teatro obriga muitas vezes a um grande investimento.
Nos dias de hoje, não é fácil ter como profissão a criação de arte, visto que não é um bem de primeira necessidade, o que leva a uma redução da sua procura; por isso entendo que, agora mais que nunca, a necessidade do dito apoio financeiro é fundamental. Compreende-se a preocupação com as prioridades em tempos difíceis; por outro lado, não deveríamos deixar de ser consumidores de arte porque é dela que tiramos o estímulo para enfrentar a crise que atravessamos. Sinto uma grande necessidade de criar. Felizmente que não necessito de disponibilizar grandes quantias de dinheiro e até consigo recuperar os gastos com algum lucro. Independentemente do rendimento financeiro, hoje, para mim, a criação de algo é uma terapia, uma grande ajuda para enfrentar o dia-a-dia.
Arte em minha opinião é tudo que o homem cria com objectivo de prender o olhar, de mostrar o belo apenas com o toque, de fazer vibrar apenas com o ouvir. Em conclusão, é necessário apoiar a arte, ela é soro para a vida e nela podemo-nos expressar sem obedecer a regras impostas.
Cristina Alves